A PSA Singapura manteve a liderança entre os operadores de terminais de contentores em 2010, com uma quota de mercado de 9,5%.

No ano passado, de acordo com os dados coligidos pela Drewry Consultants, o grupo sedeado em Singapura (e que detém, entre muitos outros, o Terminak XXI de Sines) movimentou 45 milhões de TEU.

A PSA detém 20% no capital do número dois mundial, a Hutchison Ports, que detém uma quota de mercado de 6,8%, com 32,2 milhões de TEU movimentados. Os números de ambos os grupos reflectem já aquela participação societária.

O número três é agora a DP World, fruto do crescimento da actividade dentro de portas e da abertura de novos terminais. O grupo movimentou 31,6 milhões de TEU, 6,7% do total mundial.

A APM Terminals, do grupo AP Moller – Maersk foi, assim, relegada para a quarta posição, com 31,1 milhões de TEU e 6,6% do mercado global.

A Eurogate, parceira da Mota-Engil na Liscont, é a nona operadora de terminais de contentores à escala do globo, com 6,1 milhões de TEU movimentados e uma quota de 1,3%.

Os comentários estão encerrados.