A PSA Singapura, maior operador mundial de terminais de contentores, cresceu 2,9% em 2013, tendo movimentado 61,8 milhões de TEU.
Os terminais de Singapura processaram 32,2 milhões de TEU, o que representou um ganho de 3,1% face ao realizado em 2012, enquanto os terminais no exterior movimentaram 29,6 milhões de TEU, mais 2,7% que no ano anterior.
A PSA Singapura controla a PSA Sines, concessionária do Terminal XXI em Sines. Ali, de acordo com os números provisórios vindos a público, a produção terá crescido 68% para a casa dos 930 mil TEU.
Numa comparação like-for-like (isto é, descontando as alterações no portfolio de participações), a actividade da PSA Singapura cresceu 4,6% no ano findo, puxada pelos terminais internacionais.
Para 2014, a PSA propõe-se manter a estratégia seguida no último exercício, investindo nos terminais existentes e em mercados emergentes, de preferência em parceria com os principais clientes.
Em Sines, onde tem como parceira a TIL (MSC), a PSA propõe-se realizar este ano a última fase de alargamento do Terminal XXI, ao mesmo tempo que continua a negociar com o Governo a expansão da concessão.