O governo de Singapura e a PSA seleccionaram a Toyota e a Scania para testarem a utilização de camiões sem condutor entre os terminais portuários da cidade-estado.

 

platooningOs camiões circularão em platooning, ou seja, em comboio, com apenas o primeiro a ter condução humana.

Os testes decorrerão desde já e até Dezembro de 2019. A primeira fase, que deverá demorar cerca de um ano, terá como foco afinar a tecnologia para adaptar às condições de Singapura os testes que Scania e Toyota desenvolveram nos seus países de origem.

Com base nos testes iniciais, o Ministério dos Transportes de Singapura e a PSA escolherão uma das construtoras para realizar testes reais, numa rota de dez quilómetros na auto-estrada da Costa Oeste do país, entre dois terminais da PSA, o Brani e Pasir Panjang Terminals (PPT).

“O transporte por camião como o conhecemos hoje é um sector de trabalho altamente intensivo. Enfrentamos uma carência de motoristas”, justificou, citado pela comunicação social local, o secretário de Estado dos Transportes de Singapura, Pang Kin Keong.

No longo prazo, há planos para o platooning de camiões entre o PPT e o terminal do Tuas Port. Em construção e com arranque da primeira fase previsto para 2020, este último será um terminal totalmente automatizado.

ppttrial

 

Comments are closed.