A PSA prepara o lançamento das versões eléctricas dos seus furgões médios, Peugeot e-Expert, Citroën ë-Jumpy e Opel Vivaro.

Os modelos “gémeos” assentam na plataforma EMP2 do grupo PSA, que possibilita que a bateria seja alojada no chassis do veículo para preservar o volume de carga útil. Poderão ser configurados com várias opções de carroçaria, incluindo cabine dupla, chassis-cabine e transporte de passageiros, com carga útil de até 1 275 kg e peso bruto entre 2 800 e 3 100 kg.

Citroën ë-Jumpy, Peugeot e-Expert e Opel Vivaro-e estarão disponíveis em três comprimentos, entre os quais a nova versão XS de 4,60m que facilita o acesso aos centros urbanos, especialmente às zonas de baixas emissões, e permite estacionar sem restrições.

À versão XS (proposta apenas com bateria de 50 kWh) juntam-se a M (4,95 m) e XL (5,30 m), com capacidades máximas de carga de 5,8 e 6,6 m3, respectivamente (estas duas versões podem ser encomendadas com bateria de 50 kWh ou 75 kWh).

Os furgões eléctricos estão preparados para várias opções de carregamento da bateria, seja com um cabo de carregamento ligado a uma tomada doméstica, através de wallbox ou num posto de carregamento rápido. Neste último caso, num posto de carregamento público de 100 kW DC, o carregamento da bateria de 50 kWh até um patamar de 80% leva cerca de 30 minutos (45 minutos se bateria for de 75 kWh).

Estes três modelos terão encomendas abertas nas próximas semanas, com as primeiras unidades entregues na segunda metade do ano.

O grupo PSA concluirá nos próximos 18 meses a electrificação da gama de veículos comerciais com as versões eléctricas dos seus furgões e derivados de passageiros, como o Peugeot Partner e Rifter, o Citroën Berlingo e o Opel Combo, bem como dos grandes veículos comerciais, como o Peugeot Boxer, o Citroën Jumper e o Opel Movano.

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*