A PSA vai alargar, a partir do final de 2019, a gama de veículos comerciais ligeiros produzidos para a Toyota, com um furgão do segmento C, a produzir na fábrica de Vigo.

Toyota vai ter furgão do segmento C da PSA

As partes não revelam mais dados, nem confirmam se a C-Van será “gémea” dos modelos Peugeot Partner, Citroën Berlingo e Opel Combo. De recordar que estes três furgões são, também, produzidos em Mangualde, fábrica satélite de Vigo. O TRANSPORTES & NEGÓCIOS tentou obter esclarecimentos junto do grupo PSA, mas não obteve resposta em tempo.

A PSA e a Toyota Motor Europe iniciaram a sua colaboração na área dos veículos comerciais ligeiros em 2012, com o Toyota Proace, produzido na fábrica PSA de Hordain (França). Este modelo substituiu a Hiace, que tinha produção em Ovar.

Os dois grupos anunciaram, em simultâneo, que, a partir de Janeiro de 2021, a Toyota comprará 100% das acções da fábrica da Toyota Peugeot Citroën Automobile Czech (TPCA) em Kolin (República Checa), unidade que produz o modelo comum de passageiros do segmento A (Peugeot 108, Citroën C1 e Toyota Aygo).

A fábrica tornar-se-á uma subsidiária da Toyota Motor Europe, juntando-se às sete outras fábricas que a marca japonesa tem, actualmente, na Europa.

A TPCA continuará a produzir a geração actual de modelos de segmento A para o grupo PSA.

 

 

Comments are closed.