A questão da bitola ibérica e o risco de Portugal se tornar uma “ilha ferroviária” já chegou à Comissão Europeia pela voz do PSD.
A eurodeputada do PSD, Cláudia Monteiro de Aguiar questionou a Comissão Europeia sobre a questão da bitola europeia e ibérica e a competitividade da ferrovia em Portugal.
Na missiva, subscrita por todos os eurodeputados social-democratas portugueses, é perguntado ao Executivo comunitário se” na revisão do regulamento 1315/2013 [sobre o desenvolvimento da RTE-T] pretende colocar no âmbito da rede principal a possibilidade de financiamento da bitola ibérica?
Os social-democratas questionam ainda sobre as soluções tecnológicas existentes para evitar que Portugal se transforme numa “ilha ferroviária” e sobre os eventuais acordos “para as ligações ferroviárias transfronteiriças com Espanha, em especial sobre a migração para a bitola europeia”.
Por último, pergunta-se se a Comissão considera que “Portugal, como país periférico, deve transformar as linhas internacionais ferroviárias para apoiar as condições logísticas e de movimentos de passageiros para a bitola europeia”.
Para a eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar, “a posição do governo socialista português de excluir hipóteses sem a devida análise, é errada, tendo em conta que o país vizinho, Espanha, está já a realizar a migração de bitola em certos corredores prioritários e internacionais, e porque certos fundos da União, como o Mecanismo Interligar a Europa [CEF, na sigla em inglês], apoiam em particular a bitola europeia”.
“Este é o momento chave para avaliar os investimentos estratégicos que Portugal necessita fazer por forma a garantir o contínuo desenvolvimento económico, a coesão social, económica e territorial (e…) a ferrovia tem que fazer parte da estratégia”, reforça a eurodeputada.