O PSD propõe no programa eleitoral para as Legislativas de 6 de Outubro uma “reapreciação da solução Alcochete” para a instalação do novo aeroporto de Lisboa (NAL).
PSD propõe voltar a estudar o NAL em Alcochete

Os sociais-democratas sustentam no documento – aprovado esta madrugada- que “é prematuro afastar cenários”, como o de Campo de Tiro de Alcochete, que esteve em cima da mesa, e foi abandonado “sem se conhecer os estudos de impacte ambiental”.

A instalação do NAL em Alcochete foi defendida pelo Governo de José Sócrates e abandonada em definitivo pelo Executivo de Pedro Passos Coelho, em benefício de uma solução Portela+1.

O Governo já decidiu que o novo aeroporto, complementar ao “Humberto Delgado”, será construído no Montijo, aguardando-se apenas a conclusão do Estudo de Impacte Ambiental, em fase de discussão pública. A solução já foi contratualizada com a ANA.

Agora, o PSD diz, no programa que vai propor aos eleitores que as decisões que urgem  “não dispensam um estudo aprofundado das diferentes soluções” e daí ser “razoável a reapreciação da solução Alcochete, mesmo que tal obrigue a uma renegociação das condições contratuais da concessão” do novo aeroporto.

A ANA – Aeroportos de Portugal e o Estado assinaram em 8 de Janeiro o acordo para um investimento de 1,15 mil milhões de euros até 2028, na expansão do aeroporto de Lisboa e na transformação da base aérea do Montijo no novo aeroporto de Lisboa.

Tags:

This article has 1 comment

  1. luís pereira

    Alcochete é a única solução de longo prazo para toda as pessoas informadas e formadas menos para A Costa que afirma ser assunto tabu, tabu é a inteligência dele !