Uma estrutura ágil e a proximidade aos clientes são o segredo para a afirmação da PSL Navegação no mercado, adianta ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS Francisco Leite.

Uma fugaz passagem pelo Top 100 da Alphaliner dos armadores mundiais de transporte de contentores chamou a atenção para a PSL Navegação, nascida faz este mês cinco anos.

Francisco Leite é o “homem forte” da companhia em Portugal. E, por isso, quando se tratou de saber mais da actividade da empresa, foi a ele que foram colocadas as questões. As respostas, essas, foram dadas “em conjunto” pela equipa, como fez questão de sublinhar.

T&N – Como foi o ano de 2018 vs. 2017 em termos de volumes movimentados?  

PSL – Em 2018 fizemos menos 6% à exportação que em 2017. Angola  baixou bastante as importações de Portugal pelas razoes que são conhecidas.

T&N – Como evoluiu a vossa oferta de capacidade? 

PSL –  A PSL neste momento opera com  dois navios de 1 800 TEU. Temos possibilidade de  rapidamente meter tonelagem adicional caso se justifique, mas não tem sido esse o caso.

T&N – Têm prevista alguma mudança na oferta de serviços para este ano?

PSL – Não temos nada planeado. O grande volume de carga portuguesa é para os PALOP, com incidência em Angola.

T&N – Como é que um pequeno operador consegue viver num mercado internacional fortemente concorrencial? Qual é o segredo?

PSL – Boa pergunta. Temos conseguido sobreviver com uma estrutura pequena em Portugal, mas  com um serviço ao cliente extremamente rápido e personalizado; e em Angola com uma estrutura mais forte e organizada, mas extremamente flexível e espalhada pelos cinco principais portos de Angola e São Tomé.

Em contrapartida as dificuldades são imensas, a começar pelo regime fiscal português – altamente prejudicial à competitividade marítima quando comparado com o resto dos países da Europa do Norte – e a acabar numa concorrência “global” que muitas vezes pratica “dumping”, e que se torna irresistível para carregadores que somente procuram “preço”…

T&N – Como têm evoluído os fretes? E como prevêem evoluam?

PSL – Os fretes não têm acompanhado o aumento de custos (combustíveis /rendas dos navios / estiva … ), pelo contrário têm baixado. Se a princípio isso podia ser encarado como resultado de uma optimização de custos e de economias de escala, neste momento já não é assim e os fretes estão a níveis historicamente baixos.

Os grandes armadores estão a reportar perdas operacionais mas parecem preferir cota de mercado e cash flow, em vez de  rentabilidade.

T&N – Como é que irão lidar com as novas regras da IMO sobre os limites de enxofre?

PSL – Estamos a seguir esse assunto, o nosso principal fornecedor de combustível já garantiu que tem  combustível que cumpre a legislação da IMO. O valor do BAF terá de ser ajustado ao preço do novo combustível.

T&N – Finalmente: operam também um serviço de cabotagem em Angola. Em que consiste essa oferta, e como tem evoluído?

PSL – O serviço de cabotagem é operado autonomamente pelo nosso agente em Angola [Naiber]. É um serviço local e do qual somos  um bom cliente.

PSL Navegação

A PSL Navegação nasceu a 1 de Janeiro de 2014 , “para aproveitar todo um conhecimento adquirido pela rede de agências NAIP em Portugal, NAIBER em Angola, NAI em São Tomé, NMA em Roterdão e NAIBRAS no Brasil”.

Actualmente, a companhia conta agentes nos portos de Lisboa e Leixões, Roterdão, Luanda, Lobito, Namibe, Cabinda e Soyo e São Tomé e Príncipe.

This article has 2 comments

  1. Meus Caros Amigos da Equipa PSL
    Muito BOM DIA !…
    Parabéns pelo trabalho desenvolvido nestes mares procelosos…
    São realmente uma boa solução para os Palop.
    São portugueses e todos devemos estar muito orgulhosos com a V/ resiliência, competência e rigor.
    Bem hajam. Vamos lá ganhar seguidores …
    Bom Ano e algum dinheiro para gastos 👏👏👏
    Abraços fraternos,
    Daniel e família Jomatir

  2. Garrido, Artur

    Prezados JLPenha, FLeite e Team PSL;
    É sempre com muito apreço que leio as notícias que falam da vossa Empresa. Na verdade, Vocês são um exemplo de grande capacidade e tenacidade professional, e bem merecem a estima dos vossos Clientes, e são bem merecedores de apreço do Mercado, que só beneficiará do vosso enorme conhecimento dos merrcados de São Tomé e Angola.
    Deixo aqui o meu Amistoso Abraço com Votos de MELHORES NEGÓCIAS EM 2019.
    BEM HAJAM,
    A G