A Qantas e a Emirates anunciaram a criação de uma parceria global, para arrancar em Abril de 2013 e durar, pelo menos, dez anos.
O acordo prevê a coordenação de horários e de tarifas entre as duas companhias, o que vai muito para além do simples code-share e obriga, por isso, à aprovação prévia pelas autoridades competentes.
A nova aliança tem como consequência imediata o fim da parceria que a Qantas mantinha com a British Airways, há já 20 anos, nas ligações entre a Austrália e o Reino Unido. A companhia australiana transferirá o seu hub para a Europa, de Singapura para o Dubai, e oferecerá ligações diárias entre Sidney e Melbourne e Heathrow, utilizando o A380.
Entre a Austrália e o Dubai as duas companhias operarão conjuntamente 98 voos semanais.
A Qantas registou no último exercício (Junho 2011-Junho 2012) prejuízos de 205 milhões de euros, os primeiros desde que foi privatizada em 1995. As perdas foram essencialmente ditadas pelas operações internacionais. Em consequência, a companhia desistiu de comprar 35 B787 que tinha encomendado.
A nova aliança permitirá à companhia australiana concentrar-se nos voos domésticos e nas operações “low cost”, deixando para a Emirates as operações internacionais.
A companhia do Dubai, por seu turno, ganha com a parceria o acesso ao mercado australiano e também se fortalece face à cada vez maior concorrência das rivais da região, e Qatar Airways e a Eithad Airways.