A Qatar Airways anunciou a compra de mais 5% do capital da IAG, a holding que controla a British Airways, Iberia, Vueling e Aer Lingus.

Qatar Airways

Com mais esta compra, a companhia do Médio Oriente eleva para 20% a sua posição na holding europeia. Isto depois de em Maio ter chegado aos 15%. Mas agora garante não ter intenções de ir mais além.

Mais, a Qatar Airways mantém que a participação na IAG é um investimento estritamente financeiro, não estando nos seus planos avançar para qualquer parceria industrial ou operacional.

Facto é que só no último mês a companhia do Qatar entrou em mais duas operadoras aéreas, em diferentes geografias, continuando assim a tecer a sua rede de participações à escala global. Primeiro foi o anúncio da compra de 10% da LATAM, a maior companhia da América Latina, e depois a aquisição de 49% da Meridiana Fly, a segunda operadora italiana.

A Qatar Airways opera directamente mais voltada para os mercados de África, Ásia e Oceania. Com as participações noutras companhias regionais (não é o caso da IAG) pretenderá, alem do mais, alimentar o seu hub do Dubai,

 

Tags:

Comments are closed.