A Qatar Airways pondera entrar no capital de uma outra companhia, talvez ainda este ano. Falta saber se será a TAP, como chegou a ser aventado por cá em Janeiro passado.
Akbar Al Baker, CEO da Qatar Airways, confirmou ao “FT Deutschland” que a companhia do emirado está desejosa de crescer por aquisição, podendo fazê-lo ainda este ano.
“É muito possível que tomemos uma posição no capital de uma outra companhia aérea, na condição de que essa companhia possua um forte network que nos ajude a tornarmo-nos ainda mais um operador global”, referiu, citado pelo periódico.
A compra poderá acontecer nos próximos anos, mas também poderá ocorrer ainda este ano, terá acrescentado Al Baker.
O CEO da Qatar Airways disse que a companhia tem disponíveis os fundos necessários para a aquisição, além de ponderar a realização de uma IPO em Bolsa para captar novos fundos, num horizonte de dois ou três anos.
Em qualquer caso, refere o “FT Deutschland”, a companhia árabe apenas estará interessada em comprar até 49,9% do capital, de forma a não prejudicar os direitos de voo da companhia visada.
Em Janeiro, a Qatar Airways foi dada como interessada na privatização da TAP. Na altura, a “SIC” avançou que o tema teria sido conversado aquando da visita à região do primeiro ministro José Sócrates e dos ministros das Finanças e dos Transportes.
A Qatar Airways estaria disponível e interessada em tomar uma posição de 40% no capital da TAP, no âmbito da privatização da companhia aérea nacional, que o Governo pretende acelerar.
Actualmente a Qatar Airways serva de 90 destinos, directamente ou em code share, com especial ênfase na Ásia e Europa. Na América Latina e em África, pontos fortes da TAP, a sua presença é muito reduzida.