A Qatar Airways iniciou vários processos judiciais contra a Airbus, no Supremo Tribunal do Reino Unido, devido à degradação acelerada de 21 dos seus A350.
Em Agosto, a Qatar Airways anunciou ter sido forçada a imobilizar os seus Airbus A350, devido à “degradação acelerada” das fuselagens.
Em comunicado, a companhia aérea catari disse que monitoriza há algum tempo a degradação a partir da tinta da fuselagem, descrevendo o problema como “significativo”, sem apontar detalhes.
“Acreditamos fortemente que a Airbus deve realizar uma investigação completa deste problema […], referiu agora a transportadora.
A Qatar Airways possui uma frota de 53 Airbus A350 (séries 900 e 1000), tendo ainda mais um pedido de 76 aeronaves à Airbus – o maior pedido do modelo de uma companhia aérea.
“Como fabricante líder de aeronaves, estamos sempre em negociações / a trabalhar com os nossos clientes. As conversas são confidenciais. Não temos mais comentários sobre as operações do nosso cliente”, indicou a Airbus em comunicado.
Actualmente, a Singapore Airlines é a maior operadora do modelo A350 do mundo, com 56 aeronaves na sua frota. A transportadora disse que “não teve os problemas relatados”.
Nos Estados Unidos, a Delta Air Lines possui uma frota de 15 aviões A350.
O A350 tem um preço de catálogo de até 366,5 milhões de dólares (cerca de 324,6 milhões de euros.