A Qatar Airways e a Latam Airlines chegaram a acordo para que a companhia do Médio Oriente compre até 10% das acções da congénere sul-americana através de um aumento de capital. As duas companhias prevêem que o negócio seja concluído no último trimestre de 2016.
O acordo, anunciado na feira de aeronáutica de Farnborough (Inglaterra), prevê que a Latam convoque uma assembleia extraordinária de accionistas, a realizar até 2 de Setembro, para aprovar um aumento de capital de 613 milhões de dólares (553 milhões de euros), mediante a emissão de acções a um preço unitário de dez dólares (nove euros).
“Como companhia aérea líder da América Latina e membro da Oneworld, [o negócio] pode representar futuras oportunidades para a rede global da Qatar Airways, que se complementa com o investimento de sucesso que já temos na IAG”, afirmou o CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker.
O CEO da Latam Airlines, Enrique Cueto, salientou, de igual modo, as oportunidades que o acordo com a Qatar Airways pode representar. “Além de fortalecer a nossa posição financeira, permite-nos explorar novas oportunidades de ligações à Ásia e ao Médio Oriente, assim com outras áreas de cooperação”, refere o executivo.
A Qatar Airways reforçou, em Maio, a sua posição na IAG para 15% do capital e pretende continuar a investir na holding da British Airways, Iberia, Vueling e Aer Lingus.
Entretanto, e reagindo às críticas sobre alegadas ajudas estatais ilegais, a companhia qatari divulgou pela primeira vez as suas contas.