Terça-feira, Janeiro 31, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Existe espaço no espaço mas mais ainda no Novo Espaço

    O que é um Porto?

    Cintura portuária Dakar Luanda: Oportunidade para melhorar a regulação portuária

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Existe espaço no espaço mas mais ainda no Novo Espaço

    O que é um Porto?

    Cintura portuária Dakar Luanda: Oportunidade para melhorar a regulação portuária

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Quebra-mar de Leixões pronto no final de 2023

por T&N
22/12/2022
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

O prolongamento do quebra-mar de Leixões estará pronto no final 2023 e custará mais 54 milhões de euros que o inicialmente previsto.

“A dragagem está concluída, o quebra-mar estará pronto no final do próximo ano”, disse, em entrevista à “Lusa”, o presidente da administração portuária de Leixões.

Devido à inflação, haverá uma “passagem de 131 para 184 milhões de euros” nos custos da obra face à adjudicação inicial, ou seja, cerca de “mais 54 milhões de euros”, fora os custos da fiscalização da empreitada, de “cerca de três milhões”, referiu Nuno Araújo.

Para fazer face a estes sobrecustos, a APDL teve de “congelar procedimentos concursais que tinha em curso”, especificamente “o novo posto de inspecção fronteiriço” e “a doca 1 norte [cujo co-financiamento pelo CEF Transportes foi aprovado na terça-feira]”, que conjuntamente perfazem 35 milhões de euros.

A solução, para a administração portuária, foi tanto a suspensão destes concursos como “mexer naquilo que é a única fonte de receitas”, ou seja, as tarifas portuárias, que serão aumentadas em 2023.

“Este aumento permite que a APDL tenha capacidade de endividamento”, disse o gestor à “Lusa”, detalhando que, assim, pode recorrer a uma linha do Banco Europeu de Investimento (BEI) de 35 milhões de euros “que é possível ir até aos 60 milhões de euros, e com isso pagar e amortizar os empréstimos” em curso.

Quanto a novos investimentos no porto de Leixões, Nuno Araújo aponta ao “novo terminal de contentores, que é hoje o terminal multiusos e será reconvertido” numa infra-estrutura também multifuncional.

“O concurso está muito brevemente para ser lançado, um investimento considerável a ser feito por privados, é certo”, permitindo “receber os navios de maior dimensão”.

Segundo Nuno Araújo, quando os investimentos estiverem concluídos, Leixões voltará “à fasquia” que já teve no passado, podendo receber “cerca de 70% da frota mundial” de navios, ao contrário dos 40% actuais.

“O novo terminal é uma coisa que custa 250 milhões de euros, e o futuro terminal a Norte, que está em Estudo de Impacto Ambiental, pode custar 450 milhões de euros”, elencou.

Notícias Relacionadas

Leixões recebeu navio de cruzeiros de 315 metros
Cruzeiros

Leixões com recorde de cruzeiros em 2022

25/01/2023
Yilport cresce 36% nos contentores
Marítimo

Leixões ficou abaixo dos 15 milhões de toneladas

24/01/2023
Leixões embarca primeira leva de veículos da Autoeuropa
Marítimo

Leixões embarca primeira leva de veículos da Autoeuropa

20/01/2023
A seguir
SATA promove a digitalização da carga aérea

Azores Airlines já terá interessados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Metropolitano de Lisboa reforça manutenção

Metropolitano lança expansão até Alcântara

30/01/2023
TSA encerra ao fim de 30 anos

“Chovem” queixas contra os armadores nos EUA

30/01/2023
APAT quer Sines a promover o hub de Beja

Beja e Alverca na corrida ao aeroporto de Lisboa

30/01/2023
Auto Sueco reforça parceria com a Isuzu

Auto Sueco reforça parceria com a Isuzu

30/01/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist