A Rail Logistics, do grupo SNCF, anunciou em comunicado a compra da Takargo à Mota-Engil e a sua integração na Captrain.
No comunicado, a Rail Logistics afirma que esta aquisição confirma “a sua vontade de continuar a promover o transporte ferroviário de mercadorias na Europa e de acelerar a transferência modal”.
No comunicado, a Rail Logistics defende ainda que a integração da Takargo numa empresa europeia de relevância do sector acelerará o seu desenvolvimento, tornando a empresa mais forte com oportunidades de vendas cruzadas resultantes da ampla rede geográfica e o vasto portfólio de clientes e serviços da Captrain”.
“A integração atenderá igualmente às necessidades de serviços logísticos isentos de carbono na Península Ibérica, fortemente dominada pelo transporte rodoviário”, refere ainda a Rail Logistics.
“Com a Takargo, a Captrain pretende prosseguir o desenvolvimento da sua rede e reforçar a sua posição na Península Ibérica, capitalizando uma frutuosa parceria de 13 anos entre a empresa portuguesa e a Captrain España. A Takargo também nos permitirá apoiar a necessidade de soluções isentas de carbono no Corredor Atlântico para o tráfego convencional e combinado dos nossos clientes”, afirma Frédéric Delorme, presidente da Rail Logistics Europe, citado no texto.
Apesar da mudança de accionista não haverá alteração no modelo operacional da operadora portuguesa, afirma a Rail Logistics, considerando que “a equipa actual da Takargo demonstrou capacidade para gerir o negócio de forma eficaz para atender às necessidades de negócios dos clientes industriais e operadores de logística, o que continuará a fazer”. Álvaro Fonseca é o administrador-delegado.
A Takargo e a Captrain (ex-Comsa Rail) já são parceiras na Ibercargo, uma joint-venture a 50-50 criada para operar nos tráfegos ibéricos.
A Takargo foi criada em 2006, ainda no âmbito do Grupo Tertir, numa lógica de complementaridade com os terminais portuários detidos por Rodrigo Leite que incluía também a Transitex. Porém, aquando da venda da Tertir (já controlada pela Mota-Engil) à Yildirim, a Takargo ficou de fora.
Com a integração na Captrain, a Takargo pode ganhar um novo alento de crescimento, até porque a operadora espanhola já detém locomotivas Stadler Euro 6000, as mais potentes do mercado ibérico, capazes de operar em Espanha e Portugal.
No ano passado, a Takargo alcançou um volume de negócios de 16 milhões de euros e conta com mais de 100 colaboradores.