A ligação ferroviária entre a plataforma de Cacia e o porto de Aveiro será electrificada até ao final de 2015.
O investimento previsto é de três milhões de euros (acrescidos de IVA). Desse montante, cerca de 350 mil euros serão dispendidos já este ano, e os restantes 2,65 milhões de euros em 2015, de acordo com a autorização hoje publicada em Diário da República.
A electrificação dos cerca de dez quilómetros de via entre a plataforma de Cacia e o porto de Aveiro era reclamada praticamente desde a sua inauguração, em 2009. “Na actual situação, somos obrigados a manter uma locomotiva diesel em Cacia para realizar as ligações com o porto, e temos de realizar as manobras inerentes à mudança de tracção, com os custos e as perdas de tempo, de eficiência e de flexibilidade que tal implica”, comentou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS uma fonte da CP Carga.
No ano passado, a ferrovia garantiu o transporte de 613 mil toneladas de/para o porto de Aveiro, o que representou um acréscimo de 45% face ao realizado em 2012.
O negócio esteve, e continua, em alta, essencialmente suportado pelas exportações de cimento.
A melhoria da ligação ferroviária a Vilar Formoso e a melhoria dos interfaces ferro-portuários em Aveiro estão entre os investimentos prioritários elencados pelo GT-IEVA.