O mercado do estacionamento automóvel em Portugal representou um volume de receitas de 185 milhões de euros, em 2023.
De acordo com os dados do estudo do mercado ibérico de estacionamento da Informa D&B, o negócio cresceu em Portugal 12,1% face 2022, ano em que já tinha crescido 34,8% para 155 milhões de euros.
No ano passado, a Informa D&B contabilizou cerca de 365 mil lugares de estacionamento, quer em estruturas, quer à superfície. Em 2022 eram 340 mil.
O ritmo de crescimento da actividade em Portugal voltou a ser maior do que em Espanha, um mercado de outra dimensão. Ali, o volume de receitas de estacionamento subiu 10,4% em termos homólogos, para 1,33 mil milhões de euros.
No país vizinho, a Informa D&B contabilizou 1,57 milhões de lugares de estacionamento.
Sobre o futuro, a consultora estima que “a curto prazo, é previsível uma moderação do crescimento desta actividade, fruto de um contexto
macro-económico menos favorável. O elevado preço dos combustíveis e as restrições ao trânsito no centro de algumas cidades constituem outras ameaças para o sector”.
O mercado ibérico de gestão do estacionamento automóvel continua bastante fragmentado, com mais de 95% das empresas a terem menos de cinco mil lugares sob gestão, assinala a Informa D&B. Contudo, o processo de concentração tem feito o seu caminho, com “numerosas operações de compra realizadas pelos grandes grupos do sector e a venda das unidades operacionais de alguns operadores”, acrescenta.