As receitas do Canal do Suez ascenderam a 418,1 milhões de dólares (393,4 milhões de euros) em Outubro, de acordo com o portal informativo do Estado egípcio. Aquele valor é 7% inferior ao registado no mesmo mês de 2015.

Canal do Suez

Em Agosto (não foram divulgados dados sobre Setembro), a facturação do canal foi de 447,6 milhões de dólares (421,2 milhões de euros).

O Canal do Suez é a principal rota de transporte marítimo entre a Ásia e a Europa e a maior fonte de divisas estrangeiras do Egipto.

Entretanto, a Autoridade do Canal do Suez está a negociar com os principais operadores de transporte marítimo de contentores a obtenção de descontos nas taxas de passagem contra o pagamento antecipado de três anos de serviço. A dinamarquesa Maersk Line, a francesa CMA CGM e a suíça MSC já terão sido abordadas pelas autoridades egípcias propondo-lhes esta alternativa ao modelo tradicional de contratos individuais de trânsito.

O Suez está a sofrer crescente concorrência do Canal do Panamá alargado. Uma concorrência que deverá agudizar-se com o arranque das novas mega-alianças previstas para 2017.

Comments are closed.