Terça-feira, Junho 6, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    “A Viagem dos Malditos” ou “Inimigo às portas”

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Comunidades portuárias energéticas

    O dilema da descarbonização

    O dilema da descarbonização

    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    ADR, a simplicidade complexa

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    “A Viagem dos Malditos” ou “Inimigo às portas”

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Comunidades portuárias energéticas

    O dilema da descarbonização

    O dilema da descarbonização

    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    ADR, a simplicidade complexa

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Receitas do “top 10” mundial podem cair 13 mil milhões

por T&N
29/03/2011
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
A continuada quebra dos fretes do transporte marítimo de contentores poderá custar este ano cerca de 13,3 mil milhões de dólares de receitas aos dez maiores operadores mundiais, prevê a SeaIntel Maritime Analysis.

Este ano, o preço médio de transporte de um FEU nas principais rotas (Ásia-Europa, Ásia-Mediterrâneo, Ásia-Costa Leste dos EUA e trans-Pacífico) deverá cair 28% relativamente ao nível de 2010, passando de 3 083 dólares para 2 219 dólares. E nos outros tráfegos a tendência é semelhante.

Também este ano, os dez maiores players mundiais no transporte marítimo de contentores deverão transportar 35 milhões de FEU.

Assumindo que esses transportadores têm 25% dos seus volumes contratados a preços de 2010, e que nas outras rotas, de menor dimensão, os preços apenas cairão 14% – metade da quebra esperada nos principais tráfegos – mesmo assim a receita média por cada FEU transportado pelos “top 10” regredirá uns 380 dólares, estima a SeaIntel.

A partir daqui as contas são fáceis de fazer. Basta multiplicar a perda de receita média pelo número de contentores transportados para se chegar a uma potencial perda de receitas de 13,3 mil milhões de dólares.

É certo que nem todos os players serão afectados da mesma maneira, mas ainda assim alguns dos maiores correrão o sério risco de voltarem a ter os números no vermelho. Isto depois de um ano de 2010 de lucros excepcionais. Mas que poderão não chegar para aguentar o impacte.

Ainda ontem (ver o TRANSPORTES & NEGÓCIOS) surgiram mais dados que apontavam para uma quebra dos fretes no mercado spot, no FE-Europa, para o nível mais baixo desde 2009.

 

Notícias Relacionadas

Casa Peixoto investe 3 milhões em logística
Logística

Casa Peixoto investe 3 milhões em logística

06/06/2023
Portos de Lisboa e Setúbal na Breakbulk Europe
Press Releases

Portos de Lisboa e Setúbal na Breakbulk Europe

06/06/2023
PSA International movimentou 90,9 M TEU
Marítimo

Sines lidera perdas dos portos no trimestre

06/06/2023
A seguir

Demissão do Governo compromete acordo com os transportadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Casa Peixoto investe 3 milhões em logística

Casa Peixoto investe 3 milhões em logística

06/06/2023
Portos de Lisboa e Setúbal na Breakbulk Europe

Portos de Lisboa e Setúbal na Breakbulk Europe

06/06/2023
PSA International movimentou 90,9 M TEU

Sines lidera perdas dos portos no trimestre

06/06/2023
Porto de Bilbau lança terminal de contentores

Bilbau desiste do segundo terminal de contentores

06/06/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist