A conclusão e entrega definitiva das obras de reconstrução do caminho-de-ferro de Moçâmedes (CFM), Angola, está prevista para Outubro, segundo o presidente da sociedade gestora, Daniel Quipaxe.
A reconstrução da linha, que liga as províncias do Namibe/Huíla e Cuando Cubango, iniciou-se em 2006 e implicou a construção e modernização das 56 estações, sistemas de telecomunicações e iluminação, nos 860 quilómetros de via.
“O empreiteiro está praticamente na fase final dos trabalhos e tudo aponta para que em Outubro comece a proceder à entrega da grande parte das infra-estruturas reconstruídas e modernizadas”, realçou Daniel Quipaxe à “Angop”.
O presidente da Caminhos-de-Ferro de Moçâmedes disse que, neste momento, a empresa chinesa China Hyway está a concluir o projecto de construção das mais de 600 residências ao longo do percurso ferroviário entre a cidade do Namibe (actual designação de Moçâmedes) e Menongue.
O caminho-de-ferro de Moçâmedes começou a ser construído a 28 de Setembro de 1905 e ficou concluído a 6 de Dezembro de 1961. A linha tem uma extensão total de 860 quilómetros, incluindo os ramais de ligação às antigas zonas mineiras da Jamba e Cassinga.