A reconstrução do porto das Flores, destruído pelo furação Lorenzo em Outubro de 2019, deverá arrancar no início de 2021, segundo o Governo Regional.
O anúncio foi feito pelo secretário regional adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias, que precisou que o Executivo regional conta “lançar os procedimentos” para a reconstrução do porto das Flores até “final do ano”.
“Está a decorrer o projecto de execução que terá prazo de entrega até final de Setembro deste ano. Contamos, imediatamente a essa entrega, logo a seguir, até final do ano, lançar todos os procedimentos para entrar na fase seguinte de lançamento da obra grande no porto”, assinalou.
Está previsto a obra durar 48 meses, mas o secretário regional realçou de que se trata de uma intervenção de “grandes dimensões” numa zona “muito condicionada pelo estado do tempo”.
A passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, em Outubro de 2019, causou a destruição total do porto das Lajes das Flores, o que colocou em risco o abastecimento ao grupo ocidental.
Durante a passagem do furacão, foram registadas 255 ocorrências e 53 pessoas tiveram de ser realojadas, tendo os prejuízos sido avaliados em cerca de 330 milhões de euros