A redução dos investimentos da Refer não deverá colocar em causa a realização do projecto previsto para servir o terminal de contentores de Alcântara, e não só.
A Refer acaba de lançar o concurso para a revisão do projecto de execução da ligação desnivelada entre a Linha de Cintura, a Linha de Cascais e o Porto de Lisboa.
O concurso, com um preço base de 600 mil euros (acrescidos de Iva) e um prazo de execução de quatro meses, prevê a “verificação/revisão de todas as peças escritas e desenhadas constituintes do Projecto de Execução (…), elementos necessários para o lançamento e desenvolvimento da Empreitada”, pode ler-se no anúncio publicado no Diário da República.
O projecto da Refer prevê resolver vários problemas de uma assentada, nomeadamente a ligação da Linha de Cascais à restante rede ferroviária nacional, e também os estrangulamentos no acesso ferroviário ao terminal de contentores de Alcântara. O projecto foi, de resto, desenhado, ou pelo menos anunciado, em consonância com o da expansão do terminal de contentores.
A expansão de Alcântara, pelo menos como contrapartida da prorrogação do contrato de concessão da Liscont, está agora em “banho-maria”, mas a Refer, pelo seu lado, parece apostada em levar por diante o seu projecto.