A Refer Engineering venceu dois concursos internacionais, em consórcio, para o desenvolvimento de dois novos projectos ferroviários na Argélia, numa extensão superior a 120 quilómetros e no valor global de 2,2 milhões de euros.

Refer

Em comunicado, a empresa, futura IP-Engenharia no âmbito do processo de fusão entre a Refer e a Estradas de Portugal, informa que os dois novos projectos ferroviários inserem-se no plano de modernização e expansão da rede ferroviária argelina, que prevê um investimento na ordem dos 28 mil milhões de euros na renovação de 855 quilómetros de linhas existentes e o desenvolvimento de mais de 2 000 quilómetros de novas ligações.

Um dos contratos que a Refer venceu corresponde ao projecto de execução de uma secção com 40 quilómetros de extensão de linha férrea, entre Ksar el Boukari e Boughezoul. O prazo de execução é de 39 meses, dos quais oito meses e meio são destinados à elaboração dos trabalhos preparatórios no terreno e ao desenvolvimento do projecto de engenharia.

O segundo contrato concerne à duplicação e rectificação de traçado, adequando-o para velocidades de 160 quilómetros por hora, de um troço de linha existente e em exploração, numa extensão de 87 quilómetros, entre Beni Mansour e Béjaia. Este projecto tem um prazo global previsto de 60 meses, dos quais 18 meses são destinados à elaboração dos trabalhos preparatórios no terreno e ao desenvolvimento do projecto de engenharia.

A Refer é ainda responsável pela realização dos levantamentos topográficos e da prospeção geotécnica no terreno, o desenvolvimento do projeto de execução ao nível da via férrea, geologia, hidrologia, terraplenagem, drenagem longitudinal e transversal, restabelecimentos rodoviários e a elaboração das telas finais da obra.

Os concursos foram lançados pela Cosider Travaux Publics, empresa do Grupo Cosider, um dos maiores grupos de engenharia e construção da Argélia, com uma carteira de trabalhos superior a 200 milhões de euros na área das infra-estruturas de transporte, pontes e barragens, informa a REFER.

Tags:

Comments are closed.