Seis anos volvidos sobre a interrupção da circulação de comboios, a Refer anuncia o arranque da modernização do troço Covilhã-Guarda da Linha da Beira Baixa.
A gestora da infra-estrutura ferroviária acaba de lançar o concurso para a construção da nova ponte do Corge, destinada a substituir a travessia metálica existente e que data do final do século XIX. O estado de degradação inviabiliza a recuperação.
O investimento previsto é de 2,5 milhões de euros. As obras deverão arrancar no final de 2015 e demorar um ano. A nova ponte garantirá mais segurança e permitirá mais velocidade de circulação e maior capacidade de carga.
A modernização do troço Covilhã-Guarda da Linha da Beira Baixa está prevista no PETI 3+, com um investimento orçado em 80 milhões de euros, para ser concretizado entre 2016 e 2020.
Em 2011 ficou concluída a modernização do troço Castelo Branco-Covilhã, numa distância de 71 quilómetros. O investimento de 89,5 milhões de euros permitiu electrificar a via e dotá-la de condições para a circulação de comboios convencionais até 120 km/hora e de comboios pendulares até aos 140 km/hora.
Deviam ter melhorada a linha da Beira Baixa para 160 km/h. Assim é difícil o comboio ser competitivo com a rodovia