No final de Março, o MAR – Registo Internacional de Navios da Madeira contava 569 navios inscritos, de acordo com informação do IMT a que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS teve acesso.

Depois de um ano de 2019 de crescimento contínuo, o MAR, registo de navios da Madeira, começou 2020 em ligeira alta e praticamente estagnou em Março. No final do mês, de acordo com dados do IMT, contavam-se 569 navios no registo de conveniência português.

Desses, 46% correspondiam a navios porta-contentores, 21% a navios de carga geral, 14% a graneleiros, 5% a navios de transporte de produtos químicos e 5% a petroleiros.

A maioria dos navios registados na Madeira tem menos de 15 anos de idade, sendo que 16% do total conta menos de cinco anos, 18% entre 5 e dez anos, e 35% entre 10 e 15 anos, e apenas 8% entre 20 e 30 anos.

O registo internacional de navios MAR beneficia das boas práticas recentemente introduzidas no registo convencional, casos da tonnage tax e da possibilidade de embarcar seguranças privados a bordo (para protecção contra actos de pirataria) mas, ao contrário daquele, não está, por exemplo, obrigado aos mínimos de contratação de tripulantes portugueses.

l

This article has 2 comments

  1. Aguardamos a conclusão da dragagem em Setúbal até Junho e Leixões até Dezembro para no PÓS COVID 19 podermos ser mais competitivos à escala Ibérica nas áreas da grande Lisboa e do grande Porto, veremos.

  2. O 2020 é para esquecer,aguardamos 2021 !