A partir de sexta-feira, 1 de Março, a cidade de Peso da Régua disporá de um serviço público de transporte rodoviário de passageiros.
Baptizado de TUPR, ou Transportes Urbanos do Peso da Régua, o novo serviço arrancará com duas linhas – Verde e Vermelha -, servidos por outros tantos autocarros, que ligarão as três principais áreas geradoras de tráfego: a zona alta do Peso, a zona comercial da Régua e ainda Godim, onde estão localizados vários estabelecimentos escolares.
Objectivo: melhorar as condições de mobilidade e retirar automóveis das ruas, porque a “qualidade do transporte urbano desempenha um papel fundamental na qualidade de vida de munícipes, facilitando o acesso a empregos, educação, lazer e serviços essenciais”, afirma-se no site da autarquia.
A oferta estará disponível de segunda a sexta-feira, entre as 8 e as 20 horas, com partidas previstas a cada hora.
O custo de cada viagem será de 50 cêntimos. Mas o passe geral custará apenas 15 euros e os passes para aposentados e para pessoas com necessidades especiais dez euros.
Os jovens até aos 18 anos, os estudantes até aos 23 anos, os antigos combatentes e as viúvas de antigos combatentes não pagarão nada.
Até Agosto decorrerá um período experimental da nova oferta, ao abrigo de um contrato de seis meses estabelecido entre o Município e a Auto Viação do Tâmega.