O Reino Unido assinou um acordo de 77,6 milhões de libras (85,7 milhões de euros) com quatro operadores de ferries para fornecerem capacidade adicional entre o país e a Europa continental no pós-Brexit.
Os operadores de ferries contratados são a Brittany Ferries, a DFDS, a P&O Ferries e a Stena Line. Os contratos vigorarão até seis meses após o final do período de transição.
O Departamento de Transportes (DfT) britânica diz que a capacidade contratada assegura o transporte de três mil semi-reboques por semana. O acordo está focado em nove rotas que servem oito portos: Felixstowe, Harwich, Hull, Newhaven, Poole, Portsmouth, Teesport e Tilbury.
O ministro dos Transportes do Reino Unido, Grant Shapps, explica o acordo pela necessidade de salvaguardar as cadeias de abastecimento. “À medida que o período de transição chega ao fim, estamos a implementar as medidas necessárias para salvaguardar o fluxo de cargas tranquilo e bem-sucedido”, referiu à imprensa britânica.
“Assegurar estes contratos garante que, independentemente do resultado das negociações [com a União Europeia], abastecimentos médicos que salvam vidas e outros bens essenciais podem continuar a entrar no Reino Unido a partir do momento em que deixarmos a UE”.
No ano passado, o DfT pagou 87 milhões de libras a companhias de ferries por acordos de capacidade semelhantes. A capacidade adicional contratada nessa altura não foi, porém, necessária, porque o Brexit foi adiado.
Em relação aos acordos agora anunciados, o organismo liderado por Chris Grayling indica que “caso os contratos não sejam utilizados, os custos de rescisão corresponderão a uma fracção do valor total do contrato”.