Passada a pandemia, o governo britânico prepara-se para reintroduzir as portagens para camiões estrangeiros, já a partir de 1 de Agosto próximo.
As portagens para os camiões estrangeiros que circulam nas estradas e auto-estradas britânicas foram introduzidas em Abril de 2014, com o argumento de financiar a manutenção das vias rodoviárias (os camiões locais suportam outro tipo de impostos).
Com o eclodir da pandemia de Covid-19 e as dificuldades no abastecimento das populações, as autoridades de Londres suspenderam a cobrança das portagens, mas agora que a situação se normalizou ei-las de regresso.
O sistema mantém-se o mesmo, no essencial. As portagens serão cobradas a todos os veículos de mercadorias +12 toneladas com matrícula estrangeira, sendo o valor determinado em função da tonelagem, da classe Euro e do tempo de permanência no território.
Na prática,. os veículos entre as 12 e as 30 toneladas, classe Euro 6 ou superior pagarão 3 libras esterlinas por dia, 7,5 libras por semana, 15 libras por mês ou 150 libras por ano. Já veículos iguais mas de classe Euro 5 ou inferior pagarão 3,90 libras/dia até 195 libras/ano.
Os camiões estrangeiros que vão circular no Reino Unido terão de ser previamente inscritos no site existente para o efeito e pagar antecipadamente o valor da portagem.