Um primeiro comboio de mercadorias ligou o porto de Barcelona ao terminal alemão de Kornwesteheim, próximo de Estugarda, numa distância de 1 500 quilómetros, em apenas 14 horas.

O teste foi feito com um comboio contratado pelo operador logístico Sesé, para o transporte de componentes para a indústria automóvel. A carga total atingiu as 883 toneladas. A composição tinha um comprimento de 483 metros e era composta por 22 plataformas carregadas com caixas móveis.

O comboio partiu do terminal da Adif em Barcelona-Morrot, próximo do porto catalão, e foi rebocado por duas locomotivas da Renfe até à estação de Soler, em território francês, cerca de Perpignan. A partir daí a tracção foi assegurada pela SNCF até ao destino. Foram utilizadas locomotivas tri-tensão. O comboio circulou pelas redes da Adif, TP Ferro, RFF e DB.

O trajecto, num total de 1 522 quilómetros, foi cumprido em 14 horas. A viagem de regresso está marcada para amanhã.

A primeira experiência correu bem. Outras se seguirão até que a Sesé se decida pela criação de um serviço regular semanal. Caso tal aconteça será o terceiro serviço de mercadorias a operar na nova linha UIC entre Barcelona e Figueras. Os outros dois são da responsabilidade da Barcelyon e da Hupac.

Comments are closed.