A Renfe acaba de lançar novo procedimento para escolher um ou mais parceiros estratégicos para a Renfe Mercancias.
Depois de várias tentativas goradas, a Renfe volta à carga para encontrar parceiros estratégicos que alavanquem o negócio da Renfe Mercancias. Um ano é o prazo fixado para fechar o processo. Mas pode ser prolongado.
Não se trata, agora, de abrir o capital da Renfe Mercancias a parceiros. O modelo escolhido passa, antes, pela constituição de novas entidades, ou pela participação conjunta em sociedades já existentes, com o controlo a ser partilhado e numa lógica de longo prazo. Na certeza de que essas empresas ficarão fora do sector público estatal.
Com a busca de parceiros estratégicos, procura-se ganhar flexibilidade e aumentar os volumes movimentados e a rendibilidade das operações, sustenta a Renfe.
Os potenciais interessados têm até 20 de Maio para o comunicarem, podendo então aceder à documentação do concurso. 1 de Julho é a data limite para apresentarem o pedido de participação. Um ano é o prazo “indicativo” para seleccionar o sócio ou sócios.
Já por várias vezes a Renfe Mercancias tentou encontrar um parceiro privado. Sem sucesso. No entretanto, a MSC, a CMA CGM e, mais recentemente, a COSCO, estabeleceram-se no mercado. A francesa SNCF está a reforçar a actividade da Captrain (até com a compra da Takargo) e a Transfesa (controlada pela alemã DB) também está num processo de renovação.