A Renfe e a MSC estarão a negociar a integração da Renfe Mercadorias na Medway, com uma participação no capital da operadora controlada pela MSC, avança o espanhol “elEconomista.es”.
A Medway foi a escolhida pela Renfe para sua parceira estratégica na Renfe Mercadorias, mas a ideia original de constituir uma nova sociedade mista para assumir o essencial dos negócios da operadora pública espanhol poderá, afinal, não ir para a frente.
Segundo o “elEconomista.es”, o arranque da operação da nova entidade ficaria dependente da obtenção da licença de operador ferroviário e do certificado de segurança , o que poderia demorar dois anos…
A alternativa que estará sobre a mesa será, então, a transferência de toda a actividade da Renfe Mercadorias (incluindo o material circulante e os trabalhadores que o aceitem) para a Medway, com a contrapartida de uma participação no capital social da operadora portuguesa que resultou da privatização da CP Carga.
Esta solução coloca, todavia, alguns desafios. Desde logo, a avaliação dos activos da Renfe Mercadorias a transferir e a fixação da correspondente participação societária. Mas também a questão delicada da passagem para a esfera de um operador privado de transportes considerados estratégicos como a movimentação de material militar.
A avaliação dos activos será objecto de um processo de due dilligence que estará em vias de ser contratado, adianta ainda o “elEconomista.es”.
Finalmente, uma possível integração da Renfe Mercadorias na Medway terá de passar pelo crivo das autoridades da concorrência espanhola, portuguesa e europeia.
Como Amazon ficou adiada em Badajoz talvez a MEDWAY perca a procura, esperemos que NÃO !