A Renfe quer operar em Portugal. Na mira estarão os serviços Galiza – Porto – Lisboa ou Madrid – Lisboa, avança o espanhol “elEconomista”.
A Renfe lançou ontem o concurso para contratar serviços de “assistência técnica na obtenção do certificado de segurança em Portugal e redacção da documentação operacional”.
A obtenção do Certificado de Segurança Único é o primeiro passo para poder operar em Portugal e, a avaliar pelo anúncio, a Renfe está com pressa. o próximo dia 15 é o prazo limite para a apresentação de candidaturas. 1 de Janeiro do próximo ano é o termo anunciado para a realização dos trabalhos.
De acordo com fontes ferroviárias ouvidas pelo “elEconomista”, nos planos da operadora espanhola estará a exploração de um serviço de passageiros entre A Corunha, Santiago de Compostela, Vigo, Porto e Lisboa.
Outra hipótese será o lançamento de uma ligação entre as duas capitais ibéricas.
Em ambos os casos, a ideia será operar sozinha, e não em parceria com a CP (como ainda acontece com o comboio Celta, que liga o Porto a Vigo).
Certamente também preparando uma futura expansão para Portugal, a operadora pública espanhola celebrou há algumas semanas um protocolo com o Instituto Camões para formação em Português. No transporte ferroviário, os maquinistas são obrigados a dominar a língua dos países em que operam o que, na prática, representa um entrave mais ao desenvolvimento de serviços trans-fronteiriços.
Como a nossa CP ainda não encomendou os novos Alfa não pode concorrer com a AVE espanhola em Portugal, imaginem Só comboios espanhois de Madrid para Lisboa e de Vigo para Lisboa sem concorrência dos nossos Alfa ! Vergonhosa a prestação do Galambão socialista vai embora nem aeroporto nem TTT não fizeste nada até agora …
“…quem tem unhas é que toca violão”. No final espera-se que o utente saia beneficiado com o mínimo de custos para o contribuinte, o que não vem acontecendo desde há décadas para nós, portugueses.