A espanhola Renfe está a ultimar um plano de renovação da frota para os serviços suburbanos e regionais num valor estimado em mais de dois milhões de euros.
O investimento é para ser feito até 2028 e poderá, segundo fontes dos fabricantes potenciais interessados citadas pelo “Cinco Días”, “aumentar consideravelmente se o operador decidir incluir nos contratos a manutenção”.
Tendo em conta este cenário, a Talgo está, de acordo com a mesma fonte, a acelerar o desenvolvimento do seu primeiro comboio de curto e médio curso para competir no mercado com a CAF, a Alstom, a Bombardier e a Siemens.
O plano definitivo ainda não é conhecido, mas já se vão sabendo alguns pormenores.
O ministro do Fomento espanhol, Íñigo de Serna, avançou na semana passada que a Renfe encomendará 150 comboios para o serviço Cercanías de Madrid. Dias antes, o governante havia garantido ao presidente do governo valenciano, Ximo Puig, a compra de 52 comboios para as Cercanías de Valência, por cerca de 350 milhões de euros.
Já em Dezembro havia sido anunciada a compra de 28 novas unidades de curta distância para a Cantábria, por 133 milhões de euros.
Na rede Cercanías das Asturias haverá um investimento de 45 milhões de euros em comboios de bitola métrica. E também a rede intercidades Renfe de Barcelona (Rodalíes) receberá novo material rodante.