A Renfe Mercancías propõe-se investir 37,9 milhões de euros em 149 vagões de eixos telescópicos (bibitola) para o transporte de semi-reboques e contentores.
O concurso agora lançado pela Renfe Mercancías contempla dois lotes de vagões. Um primeiro, de 75 unidades, para o transporte de semi-reboques, e um segundo, de 74 veículos, para carregar contentores.
De acordo com o caderno de encargos, citado pelo “El Mercantil”, os vagões destinados às futuras Auto-estradas ferroviárias, deverão admitir uma carga máxima por eixo de 22,5 toneladas e uma velocidade máxima de 100 km/hora.
Os vagões deverão dispôr ainda de pontos de energia para o transporte de cargas refrigeradas e de um sistema de geolocalização.
Pensando no transporte de semi-reboques que não possam ser elevados por grua, impõe-se também que os vagões sejam compatíveis com as principais plataformas “canguru”.
Já no caso dos vagões destinados ao transporte de contentores, impõe-se um mínimo de 70 toneladas de carga líquida e uma velocidade máxima de 100 km/hora, além da alimentação para reefers e do sistema de geolocalização.
Todos os vagões terão de ser equipados com eixos telescópicos, para permitir a operação indistinta em linhas de bitola ibérica e bitola UIC.
Este investimento da operadora espanhola é apoiado pelo PRR do país vizinho num montante de 14,5 milhões de euros.
Assim é que se trabalha senhores governantes portugueses. Mas o exemplo da Espanha,alegadamente parece que “é muita areia para a vossa camioneta”…