A Repsol vai investir 725 milhões de euros na ampliação do seu complexo industrial na ZIL de Sines.
O grosso do dinheiro – 625 milhões de euros – será aplicado na construção de uma fábrica de polietileno linear (PEL) e de uma fábrica de polipropileno (PP), cada uma com uma capacidade de 300 mil toneladas por ano.
Segundo a Repsol, “as tecnologias de ambas as fábricas, que garantem a máxima eficiência energética, são líderes de mercado e as primeiras do seu género a serem instaladas na Península Ibérica”.
“Os novos produtos são 100% recicláveis e podem ser utilizados para aplicações altamente especializadas, alinhadas com a transição energética nas indústrias farmacêutica, automóvel ou alimentar”, refere a petrolífera em comunicado.
A construção das duas unidades deverá arrancar ainda este ano e terminar em 2025. Durante a fase de construção, “projecta-se a criação de uma média de 550 empregos directos, com momentos que poderão chegar a mais de 1 000 pessoas”. “Uma vez em funcionamento, o aumento de pessoal será de cerca de 75 empregos directos e 300 empregos indirectos”, segundo a empresa.
Segundo a aicep, em comunicado, além dos 657 milhões de euros nas duas novas fábricas de polímeros, o projecto de expansão da Repsol inclui ainda “22 milhões de euros em tancagem e pipelines para produtos, 18 milhões em interligações eléctricas e mais de 30 milhões de euros em equipamentos de geração de electricidade de fonte renovável para autoabastecimento”, num valor total superior a 725 milhões de euros.
De acordo com a gestora da ZILS, o novo projecto da Repsol Polímeros vai permitir “acrescentar mais 51 hectares ao seu Complexo Petroquímico”, instalado em Sines, e “mais 57 hectares de recuperação ambiental com a instalação de painéis fotovoltaicos, num areeiro agora desactivado, para um total de 250 hectares da Repsol Polímeros na ZILS”.
Era óptimo que o novo investimento da REPSOL fosse construído na extinta / encerrada central de carvão para limpar esse PASSIVO AMBIENTAL e permitir ao porto de Sines entrar no SEC XXI com energia muito mais limpa