A retoma da circulação do comboio Celta, que liga o Porto e Vigo, aguarda a decisão conjunta da CP e Renfe, segundo a operadora portuguesa.

As ligações ferroviárias entre Portugal e Espanha estão suspensas desde 17 de Março, altura em que encerraram as fronteiras terrestres. Apesar de as fronteiras terrestres terem sido reabertas no passado dia 1, o serviço Celta ainda não foi reposto.

“Ambas as operadoras apresentaram as suas propostas, que estão em fase de apreciação. A CP, em articulação com a tutela, está a analisar as propostas e, oportunamente, dará mais informação relativamente a esta questão”, esclareceu a operadora, em resposta à “Lusa”.

Já a operadora espanhola adiantava, numa resposta à associação do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, enviada a 1 de Julho, que para os próximos dias estava agendada uma reunião para discutir, entre outros temas, a retoma do serviço do comboio Celta.

Nessa missiva, a que a “Lusa” teve acesso, a Renfe sublinhava, contudo, que sendo este um serviço operado conjuntamente com a CP, as decisões sobre esta ligação serão “adoptadas conjuntamente”.

O comboio Celta iniciou a actividade em Julho de 2013, assegurando uma ligação diária entre Vigo e Porto, com paragens em Valença, Viana do Castelo e Nine. A ligação veio permitir percorrer os 175 quilómetros que separam as cidades em 2h15, quando anteriormente demorava mais de três horas.

O serviço deverá ser remodelado com a conclusão da electrificação da Linha do Minho, prevista para o final do ano corrente, e com a entrada em operação das carruagens agora adquiridas a Espanha.

Tags:

Comments are closed.