A Libra e a Multiterminais, concessionárias dos dois terminais de contentores do porto do Rio de Janeiro, estão a investir cerca de 611 milhões de euros para mais do que triplicar a capacidade de movimentação de cargas.

O terminal da Libra crescerá em direcção à ponte do rio Niterói, enquanto o terminal da Multiterminais se expandirá para a área actualmente ocupada pelo terminal de veículos (e que será substituído por um silo). Cada terminal poderá receber em simultâneo quatro navios.

Actualmente a capacidade instalada do porto do Rio de Janeiro, no que respeita à movimentação de contentores, situa-se nos 625 mil TEU.

Para o aumento da capacidade contribuirão também as dragagens dos fundos a -15,5 metros, obras que poderão terminar ainda este mês ou no próximo.

A economia brasileira está em franco desenvolvimento. Mas o comércio externo e o consumo interno deverá ainda acelerar com a realização do Campeonato do Mundo de Futebol, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016. Daí também a necessidade de investir na expansão da capacidade portuária.

Para acomodar os novos investimentos privados a Companhia Docas do Rio de Janeiro está a renegociar os contratos com os concessionários dos terminais de contentores.

Comments are closed.