“O transporte aéreo e a sua odisseia” é o título do mais recente trabalho de J. Martins Pereira Coutinho, agora lançado pela Riscos Editora, responsável pela publicação do TRANSPORTES & NEGÓCIOS e que assim se lança numa nova área de negócio.
O autor dispensa apresentações. J. Martins Pereira Coutinho é uma figura incontornável na actividade da carga aérea, sector que serviu com dedicação durante décadas, e que continua a servir com a escrita de numerosos artigos publicados em várias revistas da área.
Este seu terceiro trabalho bibliográfico é, de resto, em boa medida, o resultado da compilação de artigos publicados entre 2008 e 2012, acrescidos de outros que a observação crítica que J. Martins Pereira Coutinho sempre faz da actualidade lhe foi ditando.
Ao longo de cerca de 250 páginas, o autor fala da história da aviação em Portugal, dos processos de privatização da TAP e da ANA e das estórias do Novo Aeroporto de Lisboa, entre muitas outras coisas. Todas elas coincidindo na relevância que o sector do transporte aéreo tem para a economia… facto pouco considerado (ou mesmo desconhecido) pelos sucessivos decisores nacionais, acusa.
Assina o Prefácio da obra. J. Augusto Felício, presidente do Centro de Estudos de Gestão do ISEG/UTL, que remata o texto assim: “A capacidade para interpretar, interrogar, criticar e polemizar com seriedade interessa aos cidadãos e esses são requisitos de J. Pereira Coutinho. Este livro recomenda-se.”.
Para a Riscos Editora, e para o TRANSPORTES & NEGÓCIOS, a edição d’ “O transporte aéreo e a sua odisseia” é, mais do que a entrada numa nova área de negócio, uma tentativa (vã, sabemo-lo bem) de pagar uma minúscula parte da enorme dívida de gratidão que temos para com o Senhor Pereira Coutinho, pela sua disponibilidade e auxílio na organização de sucessivos seminários de Transporte Aéreo.
Os interessados em adquirir “O transporte aéreo e a sua odisseia” podem solicitá-lo através do e-mail ana.paula.oliveira@transportesenegocios.com.pt. O preço de cada exemplar é de Euro 18 (portes incluídos).