“Disrupção das cadeias de abastecimento – Transporte Marítimo” é o título do segundo livro de Fernando Cruz Gonçalves, publicado com a chancela da Riscos Editora, a casa-mãe do TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
Quase uma década volvida sobre o “Mercado do Transporte Marítimo de Carga Contentorizada”, Fernando Cruz Gonçalves volta a publicar um trabalho de fôlego sobre o transporte marítimo de contentores, partindo de eventos disruptivos como sejam o encalhe do Ever Given no Canal do Suez, primeiro, os os ataques dos Houthis no Mar Vermelho, mais recentemente (sem esquecer as dificuldades de travessia do Canal do Panamá).
Ao longo de quase 170 páginas, o autor faz o enquadramento das principais rotas marítimas e dos principais tipos de serviços, aborda as tendências evolutivas da frota (e os seus limites), os ciclos económicos no shipping de contentores, a concentração do mercado e as alianças estratégicas entre operadores, os desafios da transição energética, as alterações das rotas marítimas mundiais.
Tudo tratado com o rigor que se impõe, fundamentado e documentado, como é próprio de um docente universitário, mas escrito com a leveza de quem, sabendo do que fala, sabe tornar simples e acessíveis as matérias mais densas.
Escrevem sobre o autor e sobre o livro José Laranjeiro Anselmo (do Conselho Geral da ENIDH e da DGTREN – Comissão Europeia), Nuno Gil (director da Unidade de Cancro do Pulmão da Fundação Champalimaud), Lídia Sequeira (ex-presidente do porto de Sines e do porto de Lisboa), José Luís Cacho (presidente do Porto de SInes), Paulo Henrique (professor da ENIDH), Regina Salvador (regente da cátedra Jean Monet, na Universidade Nova de Lisboa) e Rui Reis (presidente dos Alumni da ENIDH).
O lançamento de “Disrupção das cadeias de abastecimento – Transporte Marítimo” acontecerá no próximo dia 11, na sede da APL, na Gare Marítima de Alcântara, a partir das 17h30. Os interessados podem “inscrever-se” aqui.
No entretanto, a obra pode ser desde já encomendada aqui.