Após anos de adiament0, o C919, o primeiro avião comercial de fabrico chinês, poderá realizar o seu primeiro voo em Julho próximo, anunciou a Comac, companhia responsável pelo projecto.
Uma comissão técnica composta por 63 especialistas em aeronáutica chineses deu luz verde à realização dos primeiros voos de teste.
Actualmente o C919 está a ser submetido a provas electromagnéticas e de manobras em terra, e o baptismo de voo poderá acontecer já em Julho próximo.
No ano passado, na Feira Internacional de Aviação de Zhuhai (no Sul do país), foi anunciado que a China Eastern será a companhia aérea responsável pelo lançamento mundial do aparelho, cujo desenvolvimento suscitou muitas expectativas, com a entrada da China no competitivo mercado para aviões de passageiros.
Os analistas de mercado vêem o C919 como um futuro concorrente de modelos como o norte-americano Boeing 737 ou o europeu Airbus A320.
Note-se que a China é reconhecida pelos construtores ocidentais como o mercado com maior potencial de crescimento no que toca à compra-venda de aviões novos.