A Rodoviária de Lisboa e a Transportes Sul do Tejo são, a partir de hoje, pioneiras na informação em tempo real aos clientes invisuais.
O sistema áudio para invisuais é a principal novidade do sistema de informação ao cliente em tempo real hoje apresentado pela RL e pela TST, operadores de transportes públicos na AM Lisboa.
O novo sistema permite aos clientes invisuais accionar (com um dispositivo portátil) o painel informativo multifunções doravante existente nas paragens e ouvir a informação disponível no painel gráfico (previsões de chegadas e respectivos destinos).
No interior dos autocarros, haverá também informação sonora sobre a aproximação de cada paragem.
Para o futuro estão prometidas novas funcionalidades, como a informação das horas previstas de chegada ao destino (dentro das viaturas) e a indicação do destino de cada autocarro, no exterior, quando parar para largar/receber passageiros.
Nas paragens, a RL e a TST colocaram uma nova geração de painéis, que além de darem as informações em tempo real também permitem a validação dos títulos de transporte Lisboa Viva (o que deverá ter reflexos até na fluidez do acesso ao interior das viaturas). Estes novos painéis têm ainda a particularidade de serem alimentados a energia solar.
“A adopção deste sistema tecnológico, pioneiro em Portugal, é mais um exemplo da aposta da Rodoviária de Lisboa numa melhoria constante dos seus serviços, que tem como objectivo facilitar a vida aos seus utilizadores”, afirmou a propósito António Corrêa de Sampaio, presidente da RL e administrador da TST. “Para além disso, o sistema auditivo para invisuais – dentro e fora das viaturas – e o uso de energia solar vêm reforçar a nossa aposta no desenvolvimento social e ambiental”, concluiu, citado em comunicado.