O primeiro dos 12 navios ro-ro híbridos de última geração encomendados pelo grupo Grimaldi começou a ser construído no estaleiro chinês Jinling, para ser entregue em 2020.
Os navios híbridos – baptizados de GG5G, de Grimaldi Green 5th Generation, pela companhia – usarão combustíveis fósseis tradicionais em operação e energia eléctrica quando estiverem no porto. A electricidade será fornecida por baterias de lítio, alimentadas por 600 metros quadrados de painéis solares e por sistemas de regeneração de energia.
Os ro-ro terão 238 metros de comprimento e 34 metros de largura. Os navios de 64 000 toneladas serão capazes de transportar mais de 7 800 metros lineares de carga rodada, o equivalente a cerca de 500 reboques.
As novas embarcações fazem parte da renovação da frota da Grimaldi, que levará a companhia italiana a investir mais de 1 300 milhões de euros em novas unidades. Além dos ro-ro híbridos, a Grimaldi tem também encomendados a estaleiros chineses sete navios de transporte de automóveis e camiões (PCTC).