O tráfego de mercadorias entre Portugal e Espanha cresceu 8,4% entre 2013 e 2014. O modo rodoviário continuou a dominar e até aumentou a sua quota; o transporte ferroviário foi o que mais cresceu mas permaneceu residual.
Em 2014, o cruzaram as fronteiras entre Portugal e Espanha 29,68 milhões de toneladas, de acordo com os dados do Observatório Transfronteiriço agora divulgados. Na comparação com 2013, o crescimento foi de 8,4%.
O transporte rodoviário concentrou mais de 75% dos volumes movimentados. Em 2014 movimentou 21,48 milhões de toneladas entre os dois lados da fronteira, mais 11,7% que no ano anterior.
O transporte ferroviário assegurou a movimentação de apenas 1,67 milhões de toneladas. Todavia, face a 2013 atingiu um crescimento de 28,5%.
Já o transporte marítimo, o short sea shipping, perdeu terreno em termos reais. Entre os portos ibéricos circularam apenas 6,36 milhões de toneladas em 2014, isto é, menos 4,6% que em 2013.
Mais de 8 700 camiões nas fronteiras
A cada dia, mais de 8 700 camiões cruzaram as fronteiras entre Portugal e Espanha, em 2014, concluiu o Observatório.
Sem surpresa, a fronteira de Vilar Formoso foi a mais movimentada, com um tráfego diário de 2 058 pesados.
Seguiram-se-lhes a fronteira do Caia, com uma frequência média de 1 845 camiões/dia, e a de Valença, com um tráfego de 1 746 comerciais pesados/dia.