A Rodoviária de Lisboa vai testar em condições reais de operação um autocarro 100% eléctrico da chinesa Yutong.
A Rodoviária de Lisboa vai testar o autocarro nas carreiras 317 (entre a Estação do Oriente e o Bairro Covina (Santa Iria de Azóia)) e 318 (entre a Estação do Oriente e a Portela de Azóia), podendo também assegurar as
carreiras 320 (entre o Areeiro e a Estação de Alverca), a 329 (entre Campo Grande e a Quinta da Piedade, em Santa Iria de Azóia), e a 330 (entre a Estação do Oriente e o Forte da Casa, Santa Iria de Azoia).
Na sua operação diária, o autocarro, um Yutong U12, de 12 metros, com lotação de 70 passageiros (25 sentados) e três portas de acesso, percorrerá 203 quilómetros, sem necessidade de reabastecimento.
“A iniciativa de lançar um autocarro totalmente eléctrico na operação da Rodoviária de Lisboa vai ao encontro dos compromissos de preservação ambiental assumidos pelo Grupo Barraqueiro”, disse Luís Cabaço Martins, administrador do grupo, citado em comunicado de imprensa.
A Zhengzhou Yutong Bus assume-se como o maior construtor mundial de autocarros (urbanos, de turismo e de aeroportos). Em 2019, os últimos dados tornados públicos, terá produzido 58 688 unidades, das quais 20 090 alimentadas a energias alternativas.