A Safetrans Line recebeu autorização para operar com um porta-contentores Panamax no Ártico, o que poderá abrir um novo capítulo na exploração da rota polar.
O Flying Fish 1, um porta-contentores de 4 890 TEU de capacidade, deverá operar entre São Petersburgo e vários portos chineses, através do Ártico, algures entre Agosto e Outubro.
Até agora, o maior porta-contentores a utilizar aquela rota foi o Venta Maerskm de 3 600 TEU, já em 2018. Mas entretanto várias companhias pronunciaram-se contra a navegação comercial no Ártico.
No ano passado, a chinesa NewNew colocou quatro feedermax a navegar na região, e este ano deverá voltar a fazê-lo, e com uma maior frequência.
O degelo, resultado das alterações climáticas, tem aumentado a navegabilidade da rota do Ártico. De tal modo que mesmo navios sem “classe gelo” navegam ali durante os meses de Verão. No ano passado, assistiu-se à passagem do primeiro graneleiro Capesize e de vários petroleiros Suezmax.
A rota é bastante mais curta que a tradicional opção pelo Canal do Suez, nas ligações entre a Ásia e o Norte da Europa, e ainda mais agora, com o desvio dos navios para a rota do Cabo, pela crise no Mar Vermelho.