As autoridades portuárias de Roterdão, Amesterdão e Antuérpia estão a preparar uma oferta conjunta pela participação que o governo alemão detém no porto de Duisburgo.
A ideia é utilizar Duisburgo, o maior porto interior do mundo, para potenciar os tráfegos ferroviários e de águas interiores, nas ligações entre os três portos marítimos e o seu hinterland.
Segundo um porta-voz de Roterdão, citado nos media internacionais, os três portos querem reduzir para 35%-40% a posição do modo rodoviário no transporte de contentores de/para o interior da Europa. A valência ferroviária do porto de Duisburgo permitirá também alargar a área de influência dos portos até ao Centro e Leste da Europa.
O governo alemão detém um terço do capital do porto de Duisburgo e pretende vendê-lo. Os outros dois terços estão divididos, em partes iguais, entre o estado da Renânina-Westefália e a cidade de Duisburgo.
Os dados recentemente divulgados, e relativos a 2010, confirmam o porto de Duisburgo como o maior porto interior do mundo. No ano passado, o movimento de contentores cresceu ali 25% para os 2,25 milhões de TEU, e o movimento global de mercadorias atingiu os 28 milhões de toneladas (22,8 milhões em 2009).
O porto de Duisburgo situa-se no Reno, em pleno centro da bacia industrial do Ruhr.