Até meados de 2024, o porto de Roterdão acrescentará quatro milhões de TEU à sua capacidade de movimentação de contentores.
A Autoridade Portuária de Roterdão adjudicou as obras de expansão do Princess Amalia Harbour, para a movimentação de contentores, na zona de Maasvlakte II.
O projecto acrescentará cerca de 2,4 quilómetros de cais e diques e aumentará a capacidade do porto em quatro milhões de TEU, ou 28% face ao realizado em 2020.
Em concreto, prevê-se a construção de 1 825 metros de cais deep sea, 160 metros de cais para a navegação e 360 metros de dique para contenção das águas.
Actualmente, os terminais de contentores da APM Terminals e da RWG em Maasvlakte II dispõem de frentes de caus de 1 500 e 1 700 metros, respectivamente.
Os primeiros 500 metros de novo cais deverão estar concluídos em finais de 2022. Os restantes terão de estar prontos 18 meses depois. O montante do investimento não foi divulgado.
O CEO do porto de Roterdão justificou a expansão com o aumento do tráfego de contentores, por causa do e-commerce, e com a intenção de manter a liderança europeia no segmento.