O Porto de Roterdão e o estaleiro sul-coreano DSME vão trabalhar juntos no desenvolvimento do interface entre navios e portos inteligentes.
Através desta cooperação, com um prazo de três anos, Roterdão e DSME pretendem preparar-se para a realidade de navios inteligentes adequados para portos inteligentes e dominar o futuro mercado global de navios controlados de forma remota e autónomos.
Além disso, as duas entidades propõem-se trabalhar para alcançar um objectivo comum para o transporte marítimo digitalizado e descarbonizado, que responda às exigências futuras dos clientes e às regulamentações ambientais globais.
O Porto de Roterdão e a DSME irão cooperar no desenvolvimento de padrões de comunicação de navios e portos inteligentes, no desenvolvimento de gémeos digitais para interface entre navio e porto, em testes de interface de informação dinâmica de porto e navio, no planeamento portuário e modelação, etc..
Poucos dias antes do acordo com o porto dos Países Baixos, o estaleiro naval asiático assinou, no seu país, um acordo de cooperação para a investigação e desenvolvimento de navios inteligentes e sistemas portuários inteligentes baseados em gémeos digitais com a autoridade portuária de Busan e o Instituto Industrial de Busan de Indústria, Ciência e Planeamento Tecnológico (BISTEP).