Roterdão, o maior porto europeu em mercadorias movimentadas, é também o que mais polui, de acordo com a Transport & Environment (T&E). Espanha é o país mais representado no top 10.
O porto de Roterdão emite perto de 14 milhões de toneladas/ano de CO2, o que o coloca no top 5 dos maiores poluidores industriais europeus, ao nível da central de carvão de Weisweiller, denuncia a T&E.
O estudo realizado pela ONG ambientalista considerou. não apenas as emissões de carbono dos navios em porto., mas também as resultantes das operações de carga e descarga das mercadorias, entre outras.
No ranking elaborado sobressaem a grande (des)vantagem de Roterdão face aos outros portos e a presença de três portos espanhóis entre os dez maiores poluidores: Algeciras, Barcelona e Valência.
Comentando os resultados, a T&E lembra que os portos estão no centro do crescimento da indústria do shipping, mas que não estarão a fazer o necessário para “limpar” o sector.
A electrificação das actividades portuárias e a aposta em combustíveis verdes são duas das prioridades apontadas, com a a ONG a defender que a União Europeia ajude aos investimentos com as receitas do comércio de emissõies.
O estudo aborda também as emissões dos navios nos portos. E aí, de novo, Roterdão é o líder destacado dos mais poluidores.