O Porto de Roterdão assinou um contrato de investimento de 85 milhões de dólares (75 milhões de euros) para o desenvolvimento do porto brasileiro de Pecém.

Roterdão investe no porto de Pecém (Brasil)

O acordo, assinado entre Allard Castelein, CEO da Autoridade do Porto de Roterdão (APR), e Camilo Santana, governador do estado brasileiro do Ceará, define os termos do investimento no complexo industrial portuário brasileiro e prevê que o porto holandês passe a deter uma participação de 30% na companhia brasileira.

A APR passará a ter voto nas decisões estratégicas e de investimento, bem como assento no conselho executivo, conselho de supervisão e administração do porto brasileiro. As partes esperam concluir o acordo definitivo de participação antes do final de 2018.

O Complexo Portuário Industrial de Pecém, localizado perto de Fortaleza, é um porto industrial que movimenta principalmente carvão, minério de ferro, contentores e GNL. O porto brasileiro tem registado um rápido crescimento e estima-se que possa atingir um movimento de 45 milhões de toneladas em 2030. Em 2017, atingiu 16 milhões de toneladas e na última década cresceu a uma taxa média anual de 22%.

“A nossa participação no porto de Pecém é uma óptima oportunidade. Este porto tem um potencial claro de crescimento e sua situação estratégica dá-lhe uma posição forte para desenvolver-se no centro logístico e industrial mais importante do Nordeste do Brasil. Isso, por sua vez, criará novas oportunidades para fluxos de comércio internacional e investimentos da Europa”, afirma, em comunicado, Allard Castelein.

Outros investimentos

Além da participação em Pecém, o Porto de Roterdão também está envolvido no Porto Central, um novo porto ainda em desenvolvimento perto de Vitória, no estado do Espírito Santo.

A APR está empenhada ainda em outras duas joint-ventures internacionais, uma com o sultanato de Omã para a gestão e desenvolvimento do porto e zona franca de Sohar e a outra para o desenvolvimento do porto de Kuala Tanjung, na Indonésia.

 

 

Comments are closed.